Houve quem dissesse que a chegada de novos canais de comunicação baseados na internet iriam fazer com que outros canais, tal como o rádio, por exemplo, simplesmente desaparecessem. Bem já sabemos que isso não aconteceu. Ao invés de desaparecerem, se fundiram. Muitos de nós lemos jornais online, ouvimos rádios online, mudamos a forma como escolhemos o que assistir em termos de programas de vídeo (antes ficávamos limitados aos canais abertos…) através de plataformas como YouTube, Vimeo, etc.

Sendo o sms uma forma de comunicação bastante simples, provavelmente muita gente deve pensar o mesmo, ou seja, “o sms será substituído por outras ferramentas de texto”. Certamente mais uma vez estamos enganados e os fatos enumerados a seguir são a sustentação para isso.

Crescimento dos Chatbots

Uma pergunta que você pode estar se fazendo é: Qual a relação dos Chatbots com o SMS? Bem, Chatbots são mensagens de texto.

Provavelmente, ao acessar algum website para tirar alguma dúvida, pedir suporte ou fazer alguma reclamação, você se deparou com o Chatbot (robô de “bate-papo”) e talvez nem teria percebido se ele próprio não tivesse se identificado como tal. O desenvolvimento dos Chatbots é diretamente proporcional ao desenvolvimento da inteligência artificial. A medida que essa avança, mas ficamos em dúvida sobre estar “falando” com uma pessoa real ou com um robô.

SMS Links

Provavelmente muita gente acha o SMS meio “sem graça” por ser apenas uma mensagem de texto, mas, assim como todo canal de comunicação, o uso da criatividade é, na verdade, o que faz a diferença. O que há de tão poderoso numa mensagem de texto? Primeiro o fato de ele chegar diretamente aos nossos smartphones e, segundo, a possibilidade de conter links que são por si só (aliás, são a base da existência da internet…) uma ferramenta muito poderosa. Com um link podemos levar o destinatário a qualquer website ou para o download de um aplicativo, etc. E você, já usa links em suas campanhas de SMS marketing?

RCS Business Marketing

Se uso de links já eleva bastante as possibilidades de alcance do sms, a tecnologia RCS (Rich Communication Services) incrementa em muito o que uma mensagem pode conter. Você pode conhecer mais sobre essa tecnologia (RCS) aqui mesmo em nosso blog. Só para ter uma ideia geral sobre o que podemos usar em mensagens RCS, aí vai: cores, ícones, sugestão de ações, respostas rápidas, imagens e vídeos em alta resolução.

É isso, em tecnologia é sempre bom tomar muito cuidado ao afirmar que essa ou aquela ferramenta será substituída…

Até o próximo!