Bem, antes de qualquer coisa, precisamos explicar o que é a tecnologia RCS. Pois bem, RCS é o acrônimo para Rich Communication Services ou, simplesmente, Serviços “Ricos” de Comunicação. Percebam que colocamos a palavra “ricos”entre aspas e você já vai entender o porque.

A RCS é na verdade um protocolo de comunicação nativo do aplicativo de chat (bate-papo) do sistema Andriod que nos permitirá dar um passo além em relação as mensagens SMS e MMS. Isso acontecerá porque através do uso da RCS será possível usarmos em nossas campanhas, recursos tais como: cores e ícones personalizados, envio verificado de mensagens, sugestões de ações, respostas rápidas, etc.

Recentemente a Google anunciou que mais de 27 operadoras de telefonia e fabricantes de dispositivos móveis concordaram em começar a suportar a tecnologia RCS, o que permitirá que outras empresas desenvolvam programas mais aprimorados capazes de se beneficiar com a RCS. O anúncio significa também que por volta de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo terão acesso a mensagens RCS em seus dispositivos.

Vamos agora saber um pouco sobre 4 entre 8 bem interessantes características desse protocolo de comunicação.

8. RCS cores personalizadas

Permitirão que marcas em geral personalizem o esquema de cores em suas mensagens, ou seja, vai ser muito mais fácil e eficiente o trabalho de identificação entre consumidores e marcas. Apenas por essa característica já é possível imaginar como o RCS se tornará popular entre as empresas em geral.

7. RCS Ícones Personalizados

Cansado dos ícones aos quais estamos todos acostumados a ver nos dispositivos móveis em geral? Pois é, diga adeus a eles porque com a RCS vai ser tranquilamente possível a personalização dos ícones com o uso do logotipo de sua empresa, além do esquema de cores conforme explicamos anteriormente.

6. RCS Envios verificados

Para garantir que os consumidores tenham a certeza de que a empresa que está enviado a mensagem é realmente ela e, principalmente, com isso evitar que os mesmos sejam enganados em golpes como é comum no nosso e em outros países.

5. RCS Ações sugeridas

Com essa característica do protocolo RCS, empresas de todos os segmentos poderão oferecer aos consumidores botões capazes de fazer com que mapas sejam acessados, links para websites e até mesmo links para dentro de um aplicativo móvel. Conforme dissemos, serão possíveis links numa mesma mensagens ou seja, mais que um.