Numa ação de comunicação, não importa qual seja o objetivo, na qual você busca atingir um grande número de pessoas com apenas uma mensagem, duas coisas são extremamente importantes, para não dizer indispensáveis: 1. O uso de uma plataforma de envio de sms em lotes e 2. A personalização da mensagem.

A personalização da mensagem diz respeito a mesma conter, por exemplo, o nome dos destinatário e/ou alguns outros dados que o ajudem a ter certeza a ele endereçada. Imagine uma mensagem de cobrança, na qual, além do nome, dados como o código numérico e valor para pagamento de um boleto podem fazer parte da mesma.

Pode ser que nesse ponto você esteja pensando por exemplo numa empresa de cobrança que precise enviar algumas milhares de mensagens para todo o Brasil. Os dados a serem transmitidos estão armazenados em algum software ou em uma planilha e precisam ser “extraídos” pela plataforma de envio para que cada mensagem seja enviada de forma personalizada, o que significa dizer que cada destinatário receberá uma mensagem com o seu nome, o código para pagamento do boleto e o valor.

Para conseguir isso, a plataforma precisa ser capaz de lidar com variáveis. Observe o exemplo a seguir:

Olá #NOME#, o boleto no valor de #VALOR#, vencido no último dia #VENCIMENTO#, pode ser pago através do código #CODIGO#.

No exemplo anterior, todas as palavras iniciadas e terminadas por #, são variáveis. No momento do envio de um lote de mensagens, a plataforma busca na planilha, um por um os dados de cada destinatário e procede com os envios individuais. No caso do Message Mídia Center, a identificação de cada campo é feita através da leitura do título de cada uma das colunas da planilha que devem, obrigatoriamente, estar em letra maiúscula.

Até o próximo!