Sign in 

Aprenda como Estruturar sua Campanha SMS Marketing

Uma vez conhecidos os motivos pelos quais você deve usar o sms como poderosa ferramenta de comunicação, a indústria (agregadores, operadoras, etc.), os tipos de campanha, os tipos de sms, como criar listas de telefone e como mensurar os resultados de uma campanha, é hora de conhecermos um pouco sobre o que podemos chamar de infraestrutura de uma campanha, ou seja, a base, o que vem antes de a mão ser literalmente colocada na massa.

SMS como parte de um contexto

Agora que a memória está “refrescada” em relação ao “ambiente sms”, é hora de começarmos a preparar o terreno para a montagem de uma estratégia.

Aqui cabe-nos lembra-lo da importância de o sms estar inserido em uma estratégia geral de marketing. Os canais de comunicação atualmente são diversos e não o aconselhamos apostar em nenhum deles isoladamente.

Lembre-se de que um blog e/ou um canal no YouTube podem atrair tráfego originado de pesquisas feitas nos mecanismos de busca ou diretamente no próprio YouTube. Uma página no Facebook pode ser usada em um trabalho de construção de marca através de ações específicas de engajamento. Outras ações de comunicação podem e devem ser realizadas no Instagram e no Twitter e, embora com taxas de aberturas bem menores que as do sms, campanhas de e-mail marketing ainda continuam e deverão continuar sendo usadas por muito e muito tempo.

Lembre-se de quantas vezes você ouviu falar que esse ou aquele tipo de mídia desapareceria e algum tempo depois simplesmente assimilamos que todas estão apenas convivendo e se reforçando entre si.

Conhecendo os objetivos de marketing

Empresas de um modo geral, sejam elas de grande ou pequeno porte, teoricamente possuem objetivos a alcançar. Alguns deles precisam ser alcançados ainda “esse ano”, outros daqui a três ou cinco anos. 

Conhece-los é fundamental para determinar qual a parcela de responsabilidade do sms marketing em relação aos mesmos. Em termos práticos através de um raciocínio bem simples, se uma empresa X tem uma meta de vendas de 1 milhão de reais para esse ano, via sms marketing, quando desse valor pode ser alcançado?

Uma outra meta pode ser “apenas” o crescimento da lista de telefones e de endereços de e-mail. O sms pode ajudar nisso? De que jeito em quantos por cento essas listas podem vir a crescer?

Todos já sabemos que em grandes organizações, descobrir quais são esses objetivos é sempre mais difícil, geralmente por questões hierárquico estruturais que fazem com que as informações sejam mais descentralizadas. Em médias e pequenas empresas, teoricamente os caminhos são mais curtos.

Entendendo o querem os clientes

No Brasil, geralmente, assim como as estratégias de marketing, estratégias de engajamento (que estão contidas nas estratégias de marketing), são mais realizadas por empresas de médio-grande e grande porte. Na esmagadora maioria das vezes, o modus operandi (modo de operação) é sempre o mesmo e que consiste na compra de uma lista de telefones e posterior envio de ofertas, descontos, promoções, etc. Em resumo, a intenção inicial e imediata é uma só: vender.

O maior problema nesse tipo de intenção está no fato de uma impressão ruim ser criada, uma vez que muitas pessoas que nunca ouviram falar da sua marca, receberão uma mensagem para a qual não houve autorização anterior.

Como elementos que compõem o engajamento, podemos considerar o envolvimento, a interação, a intimidade e a influência de um determinado grupo de clientes com uma determinada marca.

Através do uso dos diversos canais de comunicação digitais atuais, muitas são as formas possíveis de engajamento e é ele que pode nos apontar qual caminho seguir em direção aos nossos clientes.

Imagine que a sua empresa está desenvolvendo um novo produto e você gostaria de obter uma opinião geral sobre o nível de aceitação do mesmo. Através de uma ferramenta de e-mail marketing, um link para uma pesquisa poderia ser enviado, do mesmo jeito que um post no Facebook ou Instagram ou um vídeo no YouTube poderiam conter o mesmo link.

Dependendo do resultado da pesquisa, já seria possível ter uma ideia se realmente o produto é relevante e, se sim, quais seriam as pessoas propensas a compra-lo.

Canais de comunicação em favor do SMS

Como dissemos no tópico 1 (SMS como parte de um contexto), aconselhamos fortemente que você considere o sms marketing como parte de sua estratégia geral de marketing e não como um elemento isolado.

Muito do sucesso de campanhas de sms marketing bem sucedidas, depende do envio de mensagens para o “público certo”.

No tópico anterior (Entendendo o que querem os clientes), “condenamos” o envio campanhas sms para listas de telefones genéricas e talvez você tenha se perguntado como adquirir uma lista com os “telefones certos”.

Na verdade, a palavra correta é, ao invés de adquirir, é construir. Isso mesmo, construir a sua própria lista.

A ideia por trás dessa construção de lista é bem simples e é amplamente usada mundo afora. Imagine que você deseja muito uma informação qualquer e, pesquisando na internet, descobre um site que a possui e que para fornece-la, em troca pede o seu endereço de e-mail. Imagine agora o contrário, ou seja, que você é que possui uma informação desejada por muita gente… Pois então, para fornece-la, nesse caso, peça em troca, ao invés do e-mail, o número de telefone.

Na prática, essa estratégia pode ser feita em diversos canais digitais, tais como: website, página do Facebook, anúncio no Instagram, postagem no Twitter, vídeo no YouTube, etc. Tudo com um único objetivo: obter números de telefone.

Para finalizar, lembre-se de que esse tipo de trabalho não é feito de uma hora para a outra. É preciso que o público seja atraído para esses canais e isso acontece de duas maneiras: conteúdo consistente e constante ou através de anúncios (pagos obviamente).

Se interessou? Fale com a gente, nós temos o pacote perfeito para você!

Agenda

dezembro 2020
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter