Assim como você pode ver na imagem imediatamente abaixo, nas campanhas de sms marketing no brasil, o que podemos chamar de primeira ação, parte, geralmente, das marcas. Na mensagem abaixo, uma marca envia um sms aos seus clientes pedindo que, caso os mesmos queiram uma máquina dessas para a compra a débito e crédito, basta responder SIM para receber a mesma. Essa ação, assim como dissemos antes, partiu da marca e não do cliente.

Em outros países, é muito mais comum que as ações se iniciem no consumidor e o jeito de fazer isso é através de short codes e keywords. Em ações desse tipo (usando short codes e keywords), dois podem ser os tipos de campanha: 1. Simples ou não recorrentes e 2. recorrentes.

Entender as duas é muito fácil. Observe as imagens a seguir para entender cada uma delas:

Nesse primeiro exemplo, uma palavra-chave (App4) foi enviada para um short code (337-33) e obteve uma resposta: To download our free app, click here… (para “baixar” o nosso aplicativo grátis, clique aqui…)

Nesse tipo de situação o usuário não receberá mais mensagens da marca, uma vez que o objetivo (levar o usuário até o website) foi alcançado.

Agora observe a próxima imagem:

Nesse caso, ao enviar a palavra-chave join3 para o mesmo short code do exemplo anterior, uma mensagem é recebida solicitando que uma resposta seja enviada com SIM, para o caso de o destinatário aceitar mensagens recorrentes dessa marca.

Até o próximo!