Mesmo sendo um artigo curto, certamente é de conteúdo muito importante. Vamos começar olhando a imagem abaixo:

Nela temos exemplos de quatro SMS e todos com duas características idênticas e que são: a (nome da) marca e oferta logo no início da mensagem. Quais seriam as razões para que as mensagens tenham essa aparência ou, melhor, usem essa estratégia?

Umas das razões é porque em praticamente todos os aplicativos de SMS, não interessa qual seja o modelo ou sistema operacional do seu smartphone, exibem uma parte da mensagem antes que possamos abri-la efetivamente. Podemos chamar essa área de preview e você deve concordar conosco de que quando uma mensagem chega até o nosso aparelho, dependendo do que está escrito no início da mensagem, decidimos se iremos continuar a lê-la ou simplesmente despreza-la (embora alguns aparelhos soem alarmes num determinado período de tempo, até que a mensagem seja aberta).

Por esse motivo as marcas do exemplo acima optam por usar o que podemos considerar como sendo “o pulo do gato” em termos de aumento das taxas de aberturas dos SMS. Uma outra razão para isso é o fato de que sabendo de onde vem a mensagem, imediatamente deixamos de achar ser um SPAM, ou seja, primeiro identificamos a origem e em seguida temos a nossa atenção atraída pela oferta.