Sign in 

E-commerce – processo de compra e logística com SMS

e-commerce e SMSComo atualmente encontramos de tudo nas lojas virtuais – desde os produtos mais básicos como sapatos, roupas, produtos esportivos em geral, eletrodomésticos, livros, etc., até aqueles que talvez nunca tínhamos imaginado encontrar, como, por exemplo, chás de um modo geral e, mais recentemente, as cervejas artesanais – certamente você já comprou alguma coisa numa loja virtual.
Se comprou, provavelmente sabe como funciona todo ou, ao menos, parte do processo de compra. Se não comprou, vai conhece-lo agora e entender como as mensagens sms podem dele fazer parte.
Numa loja virtual, depois de escolher os produtos que deseja comprar, o que é mais conhecido como: “adicionar produtos ao carrinho” (como fazemos em um supermercado), o próximo passo é a finalização da compra que, para ocorrer, exige o nosso cadastro com dados pessoais e dados para a entrega. A forma como pagaremos o produto é a última etapa desse processo.
Em muitas lojas virtuais, tanto as etapas do processo de compra, quanto as do processo de entrega que atualmente nos são informadas por e-mail, podem tranquilamente, como veremos a seguir, nos serem informadas via sms.

Etapas do processo de compra:

Cadastro (que precisa ser feito apenas na primeira compra):

“[Loja Virtual X] – Sr. José, seu cadastro em nossa loja foi realizado com sucesso. Seu login é: X e a sua senha é: Y”.

Confirmação do pedido:

“[Loja Virtual X] – Sr. José, o seu pedido n° 1234 foi finalizado com sucesso. A entrega será iniciada após a confirmação do pagamento”.

Confirmação do pagamento:

“[Loja Virtual X] – Sr. José, seu pagamento com cartão Visa final 4321 foi confirmado e seu produto encaminhado para a entrega”.

Etapas da entrega (Logística):

Rastreamento da entrega:

“[Loja Virtual X]: – Sr. José, seu produto está em rota de entrega e seu código de rastreamento é: x48uo88uuu44bv”.

Atualização de rota de entrega:

“[Loja Virtual X]: – Sr. José, seu produto chegará a agência Jaraguá dos Correios as 11:00hs.”

Confirmação de horário de entrega e presença:

“[Loja Virtual] – Sr. José, seu produto será entregue hoje as 15:00hs, responda SIM para confirmar a sua presença nesse horário”.
É claro que esses exemplos de processo variam de loja para loja, portanto basta adaptar cada mensagem à sua necessidade.

Integração de e-commerce com SMS

A integração de um e-commerce com um sistema de envios de sms deve ser feita através de uma API (Interface de Programação de Aplicativo). Se você é dono de um e-commerce e está pensando em usa-lo em conjunto com o sms, conheça primeiro a nossa API, sinta-se a vontade para fazer um contato conosco e termos o prazer de ajuda-lo na integração.
 
.
 
 
 

Agenda

março 2016
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter