sms marketing glossárioNos dias atuais não tem jeito. Novos tecnologias trazem consigo uma enxurrada de novos termos e, se pretendemos usufruir dessas tecnologias, é bom termos ao menos alguma ideia do que esses significam para não ficarmos completamente perdidos e corrermos até o risco de sofrer algum prejuízo por não conhecer o mínimo sobre o assunto.

Pensando nisso, abaixo segue um pequeno glossário com alguns termos (talvez os principais) relacionados ao mercado de envio de sms em massa e sms marketing.

Esperamos que possam ajuda-lo.

SMS

O acrônimo SMS vem de Short Message Service ou, simplesmente, Serviço de Mensagens Curtas. Recebem esse nome porque, geralmente, o padrão de mensagens usadas nesse serviço possui o máximo de 160 caracteres de apenas texto.

MMS

O acrônimo MMS vem de Multimedia Message Service. Diferentemente do SMS, as mensagens MMS, além de permitirem o envio de mais de 160 caracteres de texto, permitem também o envio de imagens e vídeos, ou seja, elementos multimídia.

Operadoras (Carrier)

As operadoras, como Vivo, Tim, Claro, Nextel, etc.,  já são bastante conhecidas de todos nós e o papel delas é o de prover serviços de voz e dados sob uma rede móvel. Em resumo, as operadoras criam para nós consumidores, a possibilidade de usarmos uma rede móvel para fins de comunicação.

Código Curto (Short Code)

Mesmo aqui no Brasil, o termo mais conhecido mesmo nesse mercado é o Short Code, que nada mais é que um número no formato XXX-XX (Exemplo: 298-08) que pode ser utilizado por empresas de qualquer segmento para o envio de mensagens SMS com propósitos diversos, tais como: lembretes sobre o vencimento de boletos, lembretes ou confirmações de consultas, avisos sobre transações realizadas via cartão de crédito, mensagens sobre descontos, promoções, etc.

Os short cores podem ser usados também para o envio de mensagens sms interativas nas quais a origens podem ser tanto as empresas, quanto os usuários finais.

Você pode conhecer um pouco mais sobre os short cores nesse artigo.

Palavra-chave (Keyword)

Assim como o Short Code, o termos mais conhecido no mercado é realmente o Keyword. As keywords funcionam em conjunto com os short cores e são geralmente usadas em campanhas de sms marketing. O conceito de utilização das keywords é bem simples. Nós, como usuários, teremos a nossa atenção chamada por alguma oferta (que pode estar em um panfleto, cartaz, placa em frente a uma loja, restaurante, etc.) que solicitará que enviemos uma mensagem sms com uma determinada keyword para um determinado shorcode a fim de obtermos algum benefício a  partir dessa ação.

Você pode conhecer um pouco mais sobre as keywords nesse artigo.

Opt-in

O Opt-in é o processo através do qual confirmamos (aceitamos, damos consentimento) a nossa participação em uma campanha qualquer de sms marketing. Para ficar mais claro, imagine que você goste muito de uma marca qualquer de roupa e, para receber as ofertas dessa marca via sms, decide participar de uma campanha através do envio de uma keyword para um short code dessa marca (vide o item anterior…). Geralmente, ao fazermos isso, receberemos uma  mensagem automática, pedindo que confirmemos a nossa participação respondendo simplesmente com um SIM. Essa confirmação é o Opt-in.

Opt-out

Conforme você pode estar imaginando, é justamente quando decidimos parar de receber as mensagens de uma determinada empresa ou marca. Para isso, nas mensagens que recebemos, deverá haver sempre a informação de qual keyword deveremos enviar para interromper o nosso cadastro. Na maioria das vezes essa keyword é SAIR.

Messaging

Podemos dizer que não há uma tradução exata para messaging, mas entenda simplesmente como sendo, em si, o processo de envio de mensagens, incluindo a forma como as mesmas são escritas, o que devem obrigatoriamente conter, etc.

Mobile Marketing

É o marketing através do qual organizações se comunicam e criam engajamento com sua audiência através de dispositivos e redes móveis.

Redenção (Redemption)

A redemption é o mesmo que taxa de redenção ou taxa de abertura de mensagens sms.O percentual que indica a quantidade de mensagens abertas.

 

Image courtesy of Stuart Miles at FreeDigitalPhotos.net