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Marketing via SMS: Ciclo de vida e 4 tipos de campanhas

O ciclo de vida de Maketing

tipos-campanha-marketingComo atualmente campanhas de e-mail marketing são muito mais comuns para empresas de todos os segmentos, vamos começar esse artigo usando-as como exemplo.
Não só a nossa experiência têm nos mostrado, mas, provavelmente você tenha ouvido em alguma reunião em alguma empresa ou mesmo em qualquer conversa informal sobre marketing ou publicidade, a respeito de empresas que contratam campanhas de e-mail marketing. Estamos falando aqui sobre a contratação de campanhas específicas, de custo alto e com a promessa de que serão “as campanhas”, aquelas que farão milagres acontecerem.
Não demora muito para que, na prática, os milagres não aconteçam e os prejuízos logo sejam contabilizados.
Há muitos motivos para que esse tipo de situação aconteça, mas situações nas quais as campanhas são enviadas para listas de e-mail compradas são as mais comuns.
Além da compra de listas de e-mail, outro grande “pecado” é o de querer fazer e fazer campanhas pensando apenas em vender.
Por outro lado, acreditamos que sejam poucas as empresas que fazem isso, quem trabalha o relacionamento com seus leads (aqueles que você deseja que um dia sejam seus clientes), primeiro “conquistando-os” através da oferta de algo de valor (um curso em vídeo, um e-book, etc.) em troca de seus e-mails, depois continuando a entregar valor através de mais informação para, só depois disso, tentar vender, estão trabalhando o ciclo de vida do marketing.
Do mesmo jeito esse processo deve ser realizado quando falamos de campanhas de sms marketing.
Para entender na prática o funcionamento desse ciclo de vida, vamos falar logo a seguir sobre 4 tipos de campanhas que dele podem fazer parte.

Campanhas de boas vindas

São campanhas que devem ser implantadas por volta de 30 dias após os clientes terem assinado sua lista (lhe fornecido o número do telefone) com o objetivo de tentar determinar qual o valor de cada cliente.
Uma vez que você sabe que eles estão interessados, já é hora de tentar vender algo durante esse período através de um desconto ou promoção. Essa tentativa de venda, lhe dará a dimensão do valor de sua lista.

Campanhas de nutrição

Uma vez que o cliente comprou ou manifestou interesse em comprar (aqueles que iniciaram a compra e depois abandonaram o carrinho por exemplo…), você não deve abandona-lo, pelo contrario, é preciso manter o contato, preferencialmente mantendo-o (nutrindo-o) informando.
É possível, por exemplo, após alguns dias da venda de um produto, enviar-lhes uma mensagem questionando-os sobre como está sendo a experiência e aproveitando para enviar informações adicionais sobre o produto ou sobre outros produtos que podem complementar o da primeira compra.
Nessas campanhas você estará basicamente mantendo o contato, se fazendo presente e criando chances de ser bem sucedido numa nova tentativa de venda.

Campanhas de re-engajamento

Esse tipo de campanha é usado para uma “reaproximação” após um longo período de tempo desde a última iteração.
Será preciso usar mensagens capazes de determinar se o cliente ainda está interessado em seu produto, além de tentar extrair dele o que seria necessário para que ele comprasse outra vez.

Campanhas para ex-clientes

Como o nome está dizendo, são campanhas usadas principalmente para assinaturas de serviços nas quais os clientes “abandonaram” o serviço por realmente não mais estarem interessados , ou, algumas vezes, pode acontecer de o cartão de crédito expirar e ele simplesmente esquecer de renovar a assinatura usando um novo cartão, etc.
É preciso então reativar suas memórias como quem diz: “Olá, ainda estamos por aqui, se esqueceu de nós ou existe algum motivo realmente sério pelo qual não está mais conosco? o que podemos fazer para que retorne?, etc.
É claro que, sem dúvidas, todos esses 4 tipos de campanhas parecem (e são) trabalhosos, mas podem trazer muito mais resultados e muito menos frustrações do que as campanhas “milagrosas” nas quais só se pensa em vender.
Image courtesy of Stuart Miles at FreeDigitalPhotos.net
 
 
 
 

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