Conforme prometemos no artigo anterior, hoje falaremos sobre o que pode ser avaliado em testes A/B e esses itens são: tipo, linha de assunto, conteúdo de mídia, conteúdo de texto, layout, oferta e chamada para ação.

Tipo

Em relação ao tipo, podemos testar um SMS “contra” um MMS e, mais recentemente, os dois anteriores “contra” mensagens RCS.

Assuntos

Nos assuntos, diversos podem ser os conteúdos testados, tais como: a marca, a oferta, uma “ideia” para a oferta, etc.

Conteúdo de mídia

Num MMS é possível incluir imagens, vídeos e até GIF animados. É importante testar esses conteúdos uns “contra” os outros e mesmo combina-los para descobrir qual resultados terá.

Conteúdo da mensagem

Cada pedaço de texto em sua mensagem pode chegar com um forte impacto (positivo ou negativo…) ao seu destinatário, portanto, todas as tentativas de captura de atenção que a sua criatividade permitir, devem ser testadas.

Layout da mensagem

Podemos dizer que esse item está relacionado principalmente ao item anterior, então, nele tente inserir quebras de linha, mude parágrafos de lugar, coloque detalhes da oferta, etc. Ou seja, use a criatividade para criar duas, três ou até quatro opções da mesma mensagem e avalie o que acontecerá.

Oferta

Aqui as ideias vão desde as mais simples, como baixar preços, até a inclusão de incentivos extras que podem significativamente aumentar a performance da mensagem.

Chamada para ação

Por fim, aqui pode ser testado o uso de links, solicitação de respostas ou a combinação dos dois, por exemplo.