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8 motivos e cuidados no uso do marketing via sms (parte 1)

Motivos e cuidados no uso do sms marketingEm outros artigos nossos, já tivemos a oportunidade de citar (aliás, nem é preciso, porque todos vemos isso em nosso dia a dia, desde a hora em que acordamos, até quando voltamos para a cama…) o quanto estamos dependentes dos nossos dispositivos móveis, mais especificamente, dos nossos telefones celulares.
Isso mesmo, estamos falando da quantidade de pessoas, praticamente o dia inteiro, olhando para os seus aparelhos e realizando alguma tarefa. Mesmo que, ainda, muitas dessas tarefas estejam relacionadas simplesmente a publicar ou acompanhar as publicações dos amigos em diversas sociais, existem pessoas indo além disso. Esse “indo além disso” está diretamente relacionado a pessoas usando os seus telefones para fazer pesquisas sobre produtos, serviços e locais, ou seja, pessoas que estão querendo comprar e para quais o caminho da compra começa no… telefone.
O que vem a seguir serve para todas as pequenas e médias empresas, mas serve principalmente para aquelas que ainda não se deram conta da importância em passar a conhecer e utilizar o sms marketing.
Vamos aos motivos e cuidados.

1. Motivo: Consumidores podem encontra-lo mais cedo que você pensa

Nos EUA, por exemplo, 50% dos consumidores que estão indo às compras, o fazem com os seus telefones em mãos. Usar o celular para pesquisar um produto ou serviço numa determinada região, facilitará muito a vida de qualquer um deles.
O que você precisa para aparecer no caminho desses consumidores? A resposta é simples, você precisa de um site mobile-friendly (amigável aos dispositivos móveis) para ser encontrado. A seguir falaremos melhor sobre isso.

2. Cuidado: Vamos insistir, seja mobile-friendly…

Ser encontrado, significa principalmente ser encontrado no Google que é onde a grande maioria das pessoas faz suas pesquisas. Aqui vale lembrar que no último dia 21/04/2015, o Google anunciou um atualização em seu algoritmo (todo o conjunto da tecnologia usada para avaliar e classificar os sites) e essa atualização está diretamente relacionada a característica mobile-friendly de cada site. O que isso quer dizer? Quer dizer que sites não amigáveis aos dispositivos móveis, serão punidos e perderão posições nos resultados das buscas. Portanto, se desejar aparecer bem colocado nos resultados de uma busca feita em um dispositivo móvel, corra para tornar o seu site mobile-friendly.
Não ter um site mobile-friendly o afastará dos seus consumidores porque a maioria deles, ao acessar o seu site em um dispositivo móvel e encontrar dificuldade relacionada com a usabilidade, fica com a impressão de que a sua empresa não dá a devida importância a esse assunto. É como se recebessem uma mensagem dizendo: aqui não é o melhor lugar para acessar o nosso site, por favor procure um computador.
Visitantes desistem rapidamente quando acessam algum site em seus Smartphones e, para chegarem até a informação que realmente interessa, precisam fazer um série de malabarismos entre “zooms”, deslocamentos de layout para todas as direções, além de toques (equivalentes aos cliques em um desktop) sem resposta. Vale lembrar que estamos falando de visitantes que ainda tem essa paciência, porém, na maioria das situações, quando percebem as dificuldades, vão em busca de outro site.

3. Motivo: Os Smartphones são os novos “assistentes de compra”

Vejamos como, com o uso do smartphone, a concorrência pode ser realmente “cruel”. Pior que sair para compras usando um smartphone, é a situação em que o consumidor vai entrar na sua loja, encontrar o produto que precisa, mas, como está com o smartphone logo ali, bem pertinho, fará uma busca e achará na mesma quadra, uma loja com o mesmo produto a um preço menor. Bem, você só não vai perder a venda caso esse consumidor não esteja mesmo disposto a ir até essa outra loja por algum motivo como a diferença de preço ser tão pequena que o deslocamento não valha a pena.

4. Cuidado: Trabalhe o engajamento

Será preciso trabalhar com estratégias capazes de conseguir fazer com que os consumidores:

  • façam contato com o seu negócio, seja via telefone ou via e-mail;
  • vá até (visite) a sua loja;
  • compartilhe o seu conteúdo e, claro,;
  • compre seus produtos ou serviços.

Sim, na prática não é fácil conseguir isso, mas, é interessante dar uma olhada em nosso artigo sobre 5 dicas sobre mobile marketing para PMEs.
Por hoje ficaremos por aqui e até a parte 2!
Imagem: Image courtesy of Stuart Miles at FreeDigitalPhotos.net
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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