5 dicas de mobile marketing para pequenas e médias empresasDe acordo com a pesquisa TIC Empresas 2013, 41% das empresas brasileiras ainda não possuem um website. Dos 56% que possuem, podemos afirmar com tranquilidade que a maioria é de qualidade ruim (principalmente em relação ao quesito conteúdo). Geralmente as que possuem um website de qualidade, sabem da importância e sabem como trabalhar com conteúdo, seja para o site, seja para uso nos diversos outros canais como as Mídias Sociais e as ferramentas de e-mail marketing.

Além dos “canais de internet”, mais recentemente essas empresas estão com a atenção voltada para um novo e muito poderoso canal. O canal Mobile. O motivo é obvio: a quantidade de pessoas que possuem telefones celulares. Dessa vez, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2013, 82%, dentro um universo de 168,3 milhões de pessoas pesquisadas entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014, possuem um telefone celular.

Diante de números como esses, é impossível que os “marqueteiros de plantão” não estejam pensando em estratégias capazes de alcançar esses 82% e, para ajuda-los, decidimos preparar esse artigo com 5 dicas sobre Mobile Marketing para pequenas e médias empresas (se a sua empresa for grande, fique a vontade para usa-las também).

Antes das dicas, gostaríamos de alerta-lo sobre não esquecer de fazer com que o seu site seja, obrigatoriamente, responsivo, ou seja, capaz de ser acessado através de diferentes dispositivos móveis. Essa condição é fundamental para o resultado das estratégias.

Vamos lá…

1. Crie conteúdo de qualidade

Criar conteúdo de qualidade é praticamente uma lei de marketing para qualquer que seja o canal. Lembre-se… o marketing não diz respeito apenas a tentar vender, diz respeito principalmente a entregar (conteúdo de) valor ao usuário, fazer com que ele, através desse conteúdo, perceba que a sua empresa realmente conhece sobre o que está falando, passe a confiar nela e opte por ela no momento oportuno em que houver uma ação de “marketing para vender”.

2. Supere as limitações dos dispositivos mobile

A maior limitação dos dispositivos mobile está no tamanho da tela. Ao criar um anúncio (que pode ser exibido em seu próprio website ou em um website de terceiros), cuide para que ele seja compatível com diferentes tamanhos de tela e diferentes resoluções. Essa atenção deve ser redobrada caso você decida usar uma imagem, por causa do cuidado sobre a certeza de que ela fique claramente visível em qualquer que seja o dispositivo. Existem, na internet, ferramentas que você pode usar para testar diferentes tamanhos de telas e resoluções.

Uma ideia interessante é o uso de QR Codes. Na maioria dos dispositivos móveis, é possível a instalação de aplicativos conhecidos como scanner de QR Codes, capazes de, no momento da leitura, permitir ao dono do dispositivo, acessar a URL, compartilhar por e-mail ou, simplesmente, realizar imediatamente uma ligação para o telefone disponível no código. Em resumo… um QR Code pode permitir 3 ações imediatas e diretas.

3. Aproveite “outros” canais

A grande maioria dos canais (Facebook, Twitter, Linkedin, Mailchimp, etc.) de internet que costumamos usar através de nossos browsers em nossos ambientes desktop ou notebook, estão também disponíveis no “mundo mobile”, portanto, basta aproveita-los. Você pode, por exemplo, criar uma página no Facebook, nela exibir seus produtos e pedir aos usuários que opinem sobre eles. A partir das opiniões, interaja com eles como se interagisse respondendo aos comentários em um blog, mostre-os que as opiniões estão sendo usadas na tentativa de melhoria dos produtos, no aprimoramento da qualidade, etc. Essa é, além da entrega de conteúdo de valor que recomendamos no item 1, outra forma de ganhar a confiança deles. Interaja e trate os usuários com respeito e, certamente, você sentirá isso se refletindo positivamente para seu negócio.

4. Mantenha-se em contato

No item anterior no qual falamos sobre o uso de outros canais, uma das ações que poderiam ser implementadas através de uma página no Facebook seria a de conseguir o telefone celular dos usuários em troca de alguma informação de valor. Informação de valor é aquela que você sabe que as pessoas interessadas no seu nicho querem muito. Descubra o que pode oferecer e prepare um e-book ou um curso em vídeo, por exemplo, e entregue essa informação em troca do telefone celular delas (essa técnica também pode ser usada para conseguir endereços de e-mail). De posse do celular, informe-os, através do envio de mensagens SMS, constantemente sobre novos conteúdos em seu blog, envie-lhes ofertas especiais, convide-os para ações que estiver desenvolvendo em outros canais, etc. Outra vez, essa interação o manterá sempre na lembrança dos usuários.

5. Recompense clientes regulares

Encontre um modo de “rastrear” quem são seus principais clientes e, de vez em quando, ofereça-lhes ofertas exclusivas. Considere especiais aqueles curtem a página da empresa, retuítam seus conteúdos, encaminham suas mensagens de e-mail marketing, etc. Ofereça-lhes ofertas ainda melhores, caso perceba que outras pessoas passaram à condição de clientes regulares a partir de alguma forma de indicação desses primeiros.

Por fim, essas são apenas algumas ideias que acreditamos valer a pena praticar, principalmente em se tratando de um país no qual 82% da população tem celular.