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Tendências do Mobile Marketing (3 de 5) – O comprador local

Nos dois primeiros artigos dessa série de cinco sobre as tendências do Mobile Marketing, falamos respectivamente sobre o mundo multitelas no qual nós, usuários, acessamos os diversos tipos de conteúdo na internet através de vários dispositivos (computadores, smatphones e tablets) e sobre o consumidor “esperto” no que diz respeito a forma como pesquisamos e compramos os nossos produtos.
Hoje o tema é o Comprador Local e serve para nos ajudar a entender onde e como as pessoas estão pesquisando sobre negócios locais e qual tipo de informação é mais relevante. Iremos observar basicamente quatro aspectos, sendo eles:

  1. Onde os consumidores pesquisam por negócios locais;
  2. Em quais origens de informações (redes sociais, mecanismos de busca, mapas, etc.) se baseiam durante os seus processos de compra;
  3.  Os tipos de informação (preços, comentários, localização, etc.) nas quais se baseiam durante os seus processos de compra e;
  4. Quais os fatores decisivos considerados sobre em qual local comprar.

Vamos lá.

Onde os consumidores pesquisam por negócios locais?

Bem, talvez você não saiba, mas quando dizemos “negócios locais”, estamos nos referindo a querer comprar em algum lugar perto de onde morarmos ou trabalhamos. Imagine que você mora em São Paulo, na Vila Madalena e deseja fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, por um produto X. Sua busca provavelmente seria: “produto x na vila madalena são paulo” ou “produto x na vila madalena sp”.
De acordo com o Google Barometer, 22% das pessoas buscam por um negócio local apenas online, ou seja, através de algum canal de internet. 67% fazem essa busca tanto online, quanto offline. Offline significa que vão a “campo” pesquisar. É preciso que você fique atento a esses 67%, caso tenha achado que 22% é um número baixo para as pessoas que pesquisam online, ou seja, considere o total de quem pesquisa on-line como sendo 22% + 67% ok?!
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Quais recursos utilizam para pesquisar online?

O resultado que temos na imagem acima não é nada surpreendente quando mostra que 80% das pesquisas são realizadas em mecanismos de busca. Em relação a isso, vale lembrar que, caso você ainda não cadastrou a sua empresa no Google Meu Negócio, faça-o imediatamente porque isso vai ajuda-lo não só nos resultados das pesquisas “padrão”, como também em pesquisas feitas no Google Maps. Por fim também não esqueça se esqueça de “marcar presença” nos demais canais como nas mídias sociais, sites de descontos, etc.
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Por quais informações estão buscando os consumidores?

Os preços continuam sendo os vencedores nesse quesito. Para 58% dos pesquisados, só depois de sabe-lo é que a avaliação dos outros aspectos como disponibilidade, localização, comentários, etc., é iniciada.
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Quais os fatores decisivos considerados sobre em qual local comprar?

O preço também está entre os itens a serem escolhidos como resposta, mas, dessa vez, a qualidade o superou, com o valor, as experiências anteriores, a proximidade e proximidade respectivamente, em quarto, quinto e sexto lugares.
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