Sign in 

Os adolescentes e os dispositivos móveis

girl-535877_640Os dispositivos móveis, principalmente os telefones celulares, nos trouxeram e continuam nos trazendo muitos benefícios. Vejamos por exemplo a quantidade de aplicativos possíveis de serem “baixados” e utilizados para incontáveis fins, tais como: educação em geral, uso financeiro, saúde, acesso a vídeos, rádios e podcasts, etc. Dificilmente pensaremos em uma área qualquer e não encontraremos um aplicativo a ela relacionado.
Nada disso é novidade, mas há um dado interessante que muitos de nós deixamos passar despercebido dentro da demografia (sexo, faixa etária, estado civil, ocupação, etc.) dos usuários de dispositivos móveis e esse dado se chama: o público adolescente.
Os adolescentes são uma parte enorme dos usuários de dispositivos móveis e sob eles estão uma série de comportamentos que são simplesmente ignorados pela maioria das empresas em suas estratégias de marketing. Muitas possuem produtos e serviços que podem se “encaixar com perfeição” a esse público, mas não se dão conta disso e os abordam como se fossem adultos ou crianças.
Para termos uma ideia do potencial dos adolescentes como público específico de dispositivos móveis, vamos olhar alguns números baseados numa pesquisa realizada pele Ipsos que é a terceira maior empresas de pesquisa e inteligência de mercado do mundo.
Os dados da população pesquisada se encontrarão ao final desse artigo.

Os 5 principais dispositivos usados pelos adolescentes

Smartphones: 78%;
Laptop: 69%;
Televisão: 68%;
Gaming Console: 62%
Tablet: 52%

A Idade na qual começam a usar smartphones

A idade média de 12 anos em geral e de 16 anos, para os grupos entre 18 e 24 anos e de 20 para grupos entre 25 e 34 anos.

Dispositivos móveis são os donos do “novo horário nobre”

71% dos adolescentes usam os seus dispositivos para assistir a vídeos on-line, 52% usam aplicativos de mensagens e 51% preferem as redes sociais:

Compras on-line

Atenção!, porque incríveis 68% dos entrevistados afirmaram fazer compras on-line…

Os produtos “legais”

A palavra “legal” aqui está no sentido de “maneiro”, interessante, etc. Essa parte da pesquisa quis saber quais fatores os adolescentes consideram para achar um produto “legal” de ser comprado. As respostas foram:

  1. Se os amigos estão falando a respeito;
  2. Se eu vi um anúncio sobre tal produto;
  3. Se encontro um produto capaz de ser personalizado;

O que disseram os adolescentes sobre comprar online?

Grace, 13 anos: “Quando você compra on-line, obviamente olha as imagens porque consegue melhorar o sentimento material em relação ao produto. Eu não compraria algum produto que não exibe uma imagem”.
Griffin, 15 anos: “Eu procuro sim por produtos “de marca” porque eles tem melhor atendimento ao consumidor. Mas procuro também por marcas que não muito populares porque seus produtos muitas vezes são mais únicos”.
Mitch, 17 anos: “Eu raramente vou até uma loja. Vou apenas se souber se a mesma realmente tem o produto que eu quero”.
 

Agenda

maio 2017
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter