Sign in 

Mobile Marketing – Usando cupons cronometrados

Um cupom de desconto, código promocional, cupom promocional ou cupom de promoção são códigos alfanuméricos que as empresas usam para dar descontos imediatos na compra de produtos ou serviços em lojas físicas ou na internet.
Numa situação não digital, é ainda possível encontrarmos cupons em revistas, jornais, panfletos, etc. A Discovery Channel, por exemplo, exibe na programação Brasileira (talvez exiba na de outros países também) um programa que mostra pessoas “viciadas” em cupons. Elas vivem literalmente juntando cupons que usam quando vão até o supermercado e  conseguem fazer compras volumosas economizando muito dinheiro.
Pode ser que você ache trabalhoso (e é…), mas é compensador. Como tudo evolui, a relação entre consumidores e cupons não ficaria de fora e atualmente muitas marcas nos oferecem cupons diretamente em nossos celulares através do envio de um simples SMS.
Vejamos dois exemplos de envios de cupom via SMS.

  1. Cupom “genérico”: um código alfanumérico que pode ser usado por diversas pessoas, de forma ilimitada (em relação a quantidade de pessoas), porém dentro de um determinado prazo. Por ser ilimitado, é o tipo de cupom que pode ser reenviado para outras pessoas via SMS, via e-mail, via alguma rede social, etc.;
  2. Cupom específico: um código alfanumérico específico. Nesse caso, um cupom funcionará apenas uma vez, ou seja, uma vez usado, aquele código é apagado ou recebe algum tipo de atualização do sistema que indica que ele não mais valerá em caso de nova tentativa de uso.

Cupons cronometrados 

Agora vamos ver um exemplo de cupom cronometrado, isso mesmo, além de ser mais específico, ainda requer a presença do consumidor na loja física, o “testemunho” de um funcionário e, por fim, deve ser usado dentro de um determinado período de tempo a partir de uma ação como o toque em um botão, por exemplo.
Vejamos isso na prática. Observe a imagem abaixo:

Esse é um SMS enviado pela rede Subway americana oferecendo um cupom de $10.00 na compra de uma refeição (lanche) e com uma data de expiração. Para ter acesso ao cupom, o destinatário deve tocar no link para ser levado para a tela seguinte:

Não é possível ver na imagem, mas sob o botão REDEEM (que significa recuperar em português), há uma instrução de que o toque no botão deve ser dado apenas na presença de um caixa da loja. Vejamos agora o porque…

Na imagem acima a mensagem está bem mais clara e diz: para recuperar esse cupom, um caixa deve estar presente. O cupom expirará 5 minutos após “Confirmar” ser selecionado. Veja agora o que acontece quando o botão “Confirmar” é selecionado:

Um cronômetro se inicia e o caixa tem cinco minutos para finalizar o processo.
Por fim, além de personalização que evita usos excessivos de cupons, a marca acaba por “exigir” a presença de do consumidor na loja a fim de que o processo seja efetivamente concluído.
Até o próximo!

Agenda

janeiro 2018
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter