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Mobile Marketing – Determinando o público-alvo

Uma das principais tarefas do marketing é alcançar e conectar um determinado público-alvo, independentemente do canal onde ele está ou do dispositivo que ele usa. Quanto mais sabemos sobre o nosso público-alvo, mais aumentamos a nossa chance na criação do engajamento e, consequentemente, no resultado final que na maioria dos casos é a realização de uma venda.
Isso significa que devemos “mergulhar profundamente” em aspectos demográficos, tais como: gênero, faixa etária, renda familiar, localização, etc., e tecnológicos, tais como: quais dispositivos usam (esse dado pode ser obtido dentro de uma ferramenta de análise de tráfego em um website, tal como o Google Analytics) e onde costumam se engajar (canais) através do uso desses dispositivos.
Uma primeira pergunta é: Onde encontrar essas informações? A resposta não é difícil e está, por exemplo, dentro de diferentes departamentos em sua empresa, como marketing, vendas, atendimento, etc. Melhor que ter acesso a esses dados internos é poder usa-los de uma maneira mais “incisiva”. Como assim? Imagine ter o endereço de e-mail de todos esses consumidores (e provavelmente sua empresa os terá) e poder usa-los para fazer perguntas específicas, seja via uma plataforma de e-mail marketing ou via uma ferramenta de questionários como a a SurveyMonkey.
Essas tais perguntas específicas podem e devem ser usadas para um trabalho de engajamento inicial. Você deve lembrar do funil de compra, composto das etapas: Awareness (consciência), Engagement (engajamento), Consideration (consideração), Purchase (compra), Loyalty (lealdade). Pois bem, cada uma dessas etapas pode e deve ser beneficiada pelo uso desses dados. Na prática seria como convencer um grupo de consumidores a fazer download do aplicativo da sua empresa. É claro que não bastaria aqui apenas o envio de um e-mail pedindo por essa ação, ao contrário, esse trabalho deve começar primeiro pelo engajamento, através da análise sobre quem abre e/ou clica nos e-mails (essas pessoas demonstram interesse…), depois um trabalho de convencimento de o porque vale a pena o download do aplicativo. Por fim, não estamos falando de um trabalho fácil e de resultados a curto prazo, mas acreditamos que agora você já saiba por onde começar.
Até o próximo!

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