Já vimos em nosso blog que RCS é o acrônimo para Rich Communication Services (Serviços Ricos de Comunicação). Em se tratando de publicidade digital, o termo rich diz respeito a anúncios com recursos avançados, tais como vídeo e áudio e outros elementos capazes de incentivar os os espectadores a interagir com o conteúdo.

Apenas para relembrar: a RCS é na verdade um protocolo de comunicação nativo do aplicativo de chat (bate-papo) do sistema Andriod que nos permitirá dar um passo além em relação as mensagens SMS e MMS. Isso acontecerá porque através do uso da RCS será possível usarmos em nossas campanhas, recursos tais como: cores e ícones personalizados, envio verificado de mensagens, sugestões de ações, respostas rápidas, etc.

Acontece que mal esse tipo de mensagem “deu as caras”por aqui, novos recursos são já estão sendo providenciados pelo seus desenvolvedores como podemos ver abaixo:

O que vemos na imagem acima é o recurso RCS Carrossel, que permitirá que as imagens deslizem dentro de uma mensagem. É um recurso já muito comum em websites e que será disponibilizado agora nas mensagens RCS. Tomando como base esse exemplo, será um ótimo recurso para qualquer que seja o segmento que precise explorar a exibição de produtos e mesmo de serviços. As características do RCS Carrossel são:

  • Podem ser feitos com imagens estáticas, GIFs animados, vídeos e arquivos de aúdio;
  • A quantidade de recursos pode ser entre 2 e 10;
  • Em cada RCS Carrossel é possível inserir título, descrição e até mesmo respostas e ações sugeridas.