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[Estudo de caso] FIAT, os Estados Unidos e mobile marketing (parte 1/2)

fiat-estrategia-mobileCaso você não saiba, a FIAT (Fábrica Italiana Automobilística de Turim), que foi fundada em 1899 é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, esteve ausente do mercado de automóveis americano por 28 anos e retornou em 2011 com o Fiat 500 ou Cinquecento.
Nessa pequena série de dois artigos, vamos contar qual foi a estratégia usada pela montadora para reconstruir a “consciência” da marca para a nova geração de consumidores.
Antes da falarmos sobre a estratégia em si, o que irá acontecer efetivamente no próximo artigo, primeiro vamos conhecer um pouco quais são os quatro requisitos para as empresas que desejam vencer usando o mobile com parte de suas estratégias de marketing.

  1. Esteja lá: Ocupe os espaços (canais) nos quais os seus prováveis consumidores estarão;
  2. Seja útil: É claro que esse requisito tem tudo a ver com conteúdo, ou seja, uma vez tendo cumprido o requisito anterior, esteja preparado para responder as dúvidas dos seus prováveis consumidores, uma vez que as suas respostas podem (e devem…) se tornar o ponto de partida ao engajamento;
  3. Seja rápido: Usuários mobile adoram velocidade e não estamos falando de, por exemplo, decidir por um fornecedor rapidamente (embora muitos queiram e façam isso), estamos falando de oferecer-lhes um website ou aplicativo rápidos, fáceis de ser usados e, principalmente, capazes de prender os usuários que o encontraram porque você eficientemente cumpriu os requisitos anteriores.
  4. Conecte os pontos: Esse é o requisito que menos tem relação direta com o consumidor. Aqui entra o fator análise ou, simplesmente, entender os resultados das ações, repetir as que funcionaram e substituir o que não deu certo.

A estratégia usada pela FIAT quando do seu retorno aos EUA possui muita relação com o primeiro requisito, Esteja lá e é claro que essa decisão de marcar presença não acontece por acaso ou simplesmente porque os “outros” estão fazendo.
Não podemos esquecer que mesmo embora as possibilidades atuais de canais de comunicação sejam as mais diversas, nem sempre todos eles irão nos ser úteis. Por outro lado, apenas o fato de entendermos facilmente a ligação (que significa para muitos: a dependência) muito próxima de todos nós com os nossos dispositivos móveis, já nos habilita a dizer sem ter que pesquisar muito que uma estratégia mobile é fundamental para qualquer empresa e de qualquer segmento.
Para finalizarmos essa primeira parte, vamos justificar tudo o que dissemos sobre “mobile ser importante” no parágrafo anterior. Para isso vamos usar dados, é claro.
90% dos usuários de smartphones não tem certeza sobre uma marca específica assim que eles começam uma busca por um produto ou serviço.
Mesmo para os casos de consumidores que já sabem de qual marca comprar, um em cada três ainda acaba comprando de uma marca diferente simplesmente por causa da informação que encontrou na mesma, ou seja, requisito 2 logo acima, Seja útil.
Estudos tem revelado que uma empresa pode crescer em 46% a percepção de sua marca, simplesmente começando a fazer anúncios móveis.
51% dos usuários de smartphones tem descoberto uma nova empresa em pesquisas realizadas em seus smartphones.
Ah!, você deve estar se perguntando de onde saíram esses dados. Pois bem, a resposta é simples: pesquisas realizadas pelo Google.
Como dissemos anteriormente, no próximo artigo falaremos da estratégia da FIAT em si.
Até lá!
 
 
 
 
 

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