As principais ferramentas do mobile marketing são: o sms, os aplicativos, os websites, o e-mail e a mobile publicidade. É claro que nem todas elas servem para todas as estratégias, uma vez que cada empresa, nos mais variados tipos de segmento, pode e deve ser avaliada individualmente em relação a qual ou quais ferramentas são e ela pertinentes.

Antes da escolha das ferramentas, entretanto e ainda mais importante, é necessário o estabelecimento de um objetivo de marketing, ou seja, o que queremos alcançar com essa estratégia? Esses objetivos, além de vender, podem ser os mais diversos, tais como promover o crescimento da lista de telefones ou promover o engajamento com a marca.

Uma vez determinado o objetivo da campanha e escolhidas as ferramentas a serem usadas, é hora de, literalmente, escrever as tarefas a serem realizadas. Para isso é que estamos disponibilizando ao final do artigo, um link de um template em formato Microsoft Word que certamente poderá ajuda-lo nessa tarefa.

Antes do link, gostaríamos de lembra-lo um detalhe que tem relação com a imagem a seguir:

Duas coisas podem fazer com que uma estratégia de mobile marketing fracasse. A primeira é a priorização de um dos três itens da figura anterior. Em português, são eles: objetivos da marca, mercado e necessidade dos clientes. Ao invés de priorizar qualquer um deles, devemos buscar o equilíbrio entre os mesmos. A segunda é usar uma campanha de mobile marketing apenas porque essa é a “bola da vez” ou a “estratégia da moda”. Esse segundo caso ainda é mais perigoso porque geralmente as campanhas acabam sendo efetivamente realizadas sem qualquer tipo de planejamento.

Imagem exemplo do template:

De acordo com a imagem, no template você deverá definir qual a pretenção da estratégia (High-Level strategic direction), em seguida segmentar o público-alvo (audience segment) e, por fim, apresentar as ações (ou táticas). No exemplo acima temos o website Smartphone-centric ou o website preparado para dispositivos moveis como uma prioridade primária e assim sucessivamente.

 

Clique aqui para “baixar” o template (Atenção: depois de baixa-lo será necessário usar um descompactador de arquivos do tipo ZIP).