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[Mobile Marketing Dados] – A linha do tempo do Mobile Marketing

Com esse artigo vamos inaugurar uma série bem interessante de conteúdos sobre dados relacionados ao mobile marketing. Como você já deve estar se perguntando que tipos de dados são esses, vamos logo “matar” a sua curiosidade. Hoje começaremos com a timeline (linha do tempo ou, simplesmente, como o mobile marketing vem evoluindo desde o ano 2000) do mobile marketing e nos demais artigos falaremos sobre:

  • Onde (quais tipos de assuntos) as pessoas gastam o seu tempo quando estão usando os seus dispositivos móveis;
  • Dados comparativos entre desktop e mobile;
  • Qual a participação dos diversos segmentos em relação a ter “adotado” um site móvel (responsivo ou que preparado para os dispositivos móveis);
  • Mobile sites versus aplicativos;
  • Mobile commerce;
  • Mobile anúncios;
  • Mobile e-mail;
  • Comportamento do mobile consumidor;
  • Mobile search (busca) e;
  • Mobile programas de recompensas e lealdade (para com as marcas).

Todos esses assuntos estão relacionados a um infográfico produzido pela Website Buider.org e, desse jeito, a parte visual do conteúdo (mesmo estando em idioma inglês) deverá ajudar muito.
Comecemos então com a timeline (linha do tempo) do mobile marketing. Para facilitar, vamos logo dar uma olhada nas imagens abaixo:
mobile-marketing-timeline-1
Ano 2000: o primeiro anúncio mobile foi compartilhado via SMS.
Ano 2002: o SMS se torna o mais novo canal de mídia em massa.
Ano 2005: Nike e Pontaic lançam as sua primeiras campanhas de sms marketing.
mobile-marketing-timeline-2
 
Ano 2010: QR codes começam a ser usados em campanhas de mobile marketing e no mesmo ano a Apple lança sua plataforma de anúncios mobile, a iAd.
Ano 2011: a indústria do Mobile marketing se torna uma indústria de 14 bilhões de dólares.
Ano 2012: 
Facebook lança os anúncios mobile em seu próprio aplicativo.
 mobile-marketing-timeline-2
Ano 2013: os lucros com o mobile marketing cresceram em $3 bilhões, contra $1.2 bilhões do ano anterior, o que representou um crescimento de 3 dígitos (145%).
Ano 2014: a industria de anúncios mobile cresceu 65% em relação aos $19.3 bilhões do ano anterior.
Ano 2016: dispositivos móveis ultrapassaram os desktops no que se refere ao acesso a internet.
Ano 2017: o mobile commerce foi responsável por 34% das transações globais em 2016 e a previsão é que este ano o número dobre.   

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