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SMS Marketing – Short Codes e como conseguir números de telefone

SMS Short Codes e criação de listasOs Short Codes e como criar listas com números de telefone, fazem parte do básico em relação a campanhas de SMS marketing. Vamos falar agora um pouco sobre cada um deles.

Short Codes

Short Codes por possuírem entre 5 e 6 dígitos, são, literalmente, códigos curtos. Eles são usados por empresas que querem se comunicar conosco (querem o nosso engajamento) por conta de alguma campanha de SMS marketing na qual estejam trabalhando. Os Short Codes podem ser compartilhados ou dedicados. Short Codes compartilhados são aqueles usados por várias marcas ao mesmo tempo e os dedicados, como você já deve imaginar, são exclusivos para determinadas empresas.
Em Short Codes compartilhados, os números são aleatórios como: 40851, 493573, 49930, etc. Em Short Codes dedicados os números são determinados pelas empresas, como: 007007, 411411, 12345, etc.
Você deve estar se perguntando como na prática funciona um Short Code compartilhado, ou seja, como diferentes empresas podem usar um mesmo Short Code em suas campanhas. A diferença está no uso das keywords (palavras-chave), na prática, as empresas usam um mesmo Short Code, mas cada uma possui a sua própria keyword.
Em países como os Estados Unidos, por exemplo, 60% das empresas preferem usar Short Codes compartilhados, contra 40% que usam os dedicados. O uso de Short Codes dedicados pode encarecer entre US$ 500,00 a US$ 1.000,00 o uso de uma plataforma de SMS marketing.
O próximo tópico será sobre como criar listas de números de telefone e, nele, você vai entender efetivamente o funcionamento dos Short Codes e das Keywords.

Criando listas de números de telefone

Assim como acontece com as listas de e-mail, uma lista de telefones deve existir a partir de um processo opt-in, ou seja, os números de telefone que fizerem parte de uma lista, devem estar lá porque os seus donos consentiram, permitiram. Existem basicamente duas maneiras de conseguir números de telefone para a criação de uma lista: Mobile Opt-in e Web Opt-in.

Mobile Opt-in

Geralmente acontece quando um possível cliente é incentivado a enviar via SMS para um Short Code específico uma determinada palavra-chave. Esse incentivo também, muitas vezes, acontece por conta de alguma promoção em que a empresa oferece algum desconto ou promete enviar algum material que o lead considere como sendo de valor. As empresas acabam utilizando outros canais como anúncios em revistas, jornais, outdoors, blogs, mídias sociais, etc., para informar ao consumidor que uma palavra-chave x deve ser enviada para um short code y com um objetivo z.

Web Opt-in

Acontece quando o cliente deixa o seu número de telefone em um website, consciente de que, a partir desse momento, fará parte de uma lista a ser usada em campanhas de SMS marketing. Nesses casos, é comum que, após deixar o número do telefone, receba uma mensagem da empresa pedindo que responda “sim” a fim de que o cadastro seja efetivado.

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