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SMS Marketing Keywords (palavras-chave)

SMS Marketing KeywordsEm nosso artigo sobre Mobile Marketing na prática, é possível entender para que serve uma keyword (palavra-chave) em uma campanha de SMS Marketing. Se você ainda não leu o artigo, não tem problema, vamos explicar rapidamente qual é a função de uma keyword.
É bem simples. Imagine que você queira fazer uma campanha para conseguir criar a sua lista de números de telefone e, aos poucos, engajar o público dessa lista. Você poderia usar o website da sua empresa e nele apresentar alguma promoção na qual iriam participar pessoas que enviassem uma mensagem para um shortcode com uma palavra qualquer. Pois bem, essa “palavra qualquer” é uma keyword. O envio da keyword pela pessoa interessada, marca o início da comunicação entre ela e a sua empresa. O passo seguinte poderia ser uma resposta da empresa pedindo que ela confirme (opt-in) querer realmente participar e assim sucessivamente.
Até aqui, tudo tranquilo, mas, muitas vezes, a escolha de uma keyword pode não ser algo tão simples assim e, por causa disso, decidimos deixar a seguir algumas dicas sobre como me escolher keywords.

1. Relevância

Neste caso a relevância significa a escolha de uma palavra com a maior ligação possível com uma determinada marca.  Vamos tomar o exemplo da rede de sanduíches Bob’s Burgers. Keywords como: bobsburgers, bob, bobs, etc. poderiam tranquilamente ser usadas caso estivessem disponíveis. Observem como elas usam diretamente o nome da marca.
Caso não estivessem disponíveis, uma boa ideia seria partir para palavras relacionadas aos produtos do Bob’s, tais como: burgers, fries, milkshake, etc. Por fim, se o uso de nenhuma das anteriores fosse possível, partiríamos então para opções relacionadas com sensações que os produtos (sanduíches) provocam nas pessoas, tais como: hungry, yummy, fresh, etc.

2. Simplicidade e tamanho

Simplicidade significa usar uma palavra fácil, super fácil de lembrar. Uma pizzaria poderia usar tranquilamente: envie a palavra pizza para o número 12345…, ao invés de: envie a palavra pizzaR94c para…
Além de optar por palavras simples, prefira também as menores. Acredite, elas dão menos trabalho aos clientes,  são mais fáceis de lembrar e, nos dias atuais, o tempo é cada vez mais escasso e a quantidade de informações é cada vez maior. Logo, quanto menor e mais fácil de lembrar, melhor.

3. Cuidado com a autocorreção

Nos dispositivos atuais, o recurso de autocorreção (o celular corrige ou sugere uma correção) está cada vez mais e mais presente. Mas, o que isso tem a ver com as keywords? Conforme dissemos no item anterior, nosso tempo é cada vez mais escasso e, muitas vezes, a autocorreção de uma palavra digitada em um telefone celular passa completamente despercebida pelos usuários ávidos em responder a mensagem o mais rápido possível. Numa troca de mensagens entre duas ou mais pessoas isso pode criar até situações bem embaraçosas e, no caso das keywords, pode nos fazer simplesmente deixar de obter alguns números apenas por termos escolhido uma palavra que é rapidamente “vista” como errada e automaticamente corrigida nos aparelhos dos nossos prospects.
Apenas para finalizar citando um exemplo, em uma campanha fora do Brasil, uma empresa solicitava aos usuários que digitassem a palavra FROYO para um determinado shortcode, mas os aparelhos Iphone, corrigiam a palavra para GROUP. Dezenas de usuários não percebiam a correção e respondiam a mensagem com a palavra errada, fazendo com que a empresa deixasse de incluir dezenas de novos números ou novos possíveis clientes em sua base.
 

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