diferentes usos do SMSNão se pode negar que o SMS é um dos meios de comunicação mais usados atualmente, tanto é que há uma nova geração totalmente conectada e que não gosta de falar ao telefone. O volume de mensagens de texto trocadas no mundo é tão grande, que uma pesquisa global resolveu levantar esses dados e percebeu que foram enviados 17,6 bilhões de SMS diariamente em apenas um ano.

 As empresas de segmentos diversos (como: crédito e cobrança, seguradoras, cartões de crédito, bancos, construção civil, varejo, etc.) passaram a usar as mensagens SMS como fortes aliadas na hora de contatar clientes e ainda reduzir seus custos, já que o valor de um SMS chega a ser 70% mais baixo do que de uma ligação comum.

O mercado conta com inúmeras formas de estabelecer o contato com os usuários usando os torpedos SMS.  Entre as iniciativas mais comuns está o lembrete de fatura, que nada mais é que um breve SMS para alertar o cliente acerca do vencimento de uma conta. Mensagens desse tipo ainda podem conter o código digitável do boleto bancário para casos em que a pessoa afirmar não ter recebido um boleto ou casos de extravio.

Também relacionadas ao segmento de crédito e cobrança, estão as mensagens texto usadas para avisar o usuário sobre alguma conta em atraso. Num “passado” não muito distante, não é difícil lembrar que esses avisos geralmente eram enviados através de correspondências via Correios. Mesmo sendo um diferencial, é importante ponderar que o cliente pode já ter pago a fatura e a empresa não foi informada por conta da demora no processamento bancário. Uma solução é pedir desculpas ao final da mensagem para o caso de o pagamento já ter sido feito.

O envio do número de protocolo por SMS é uma outra utilidade que acabou se tornando freqüente, especialmente entre as operadoras de telefonia. Ao usar esse serviço, além de agilizar o atendimento no call-center, a empresa agrega um grande benefício para os clientes, afinal, são poucos que estão com papel e caneta no momento do atendimento e é tampouco cômodo para o usuário anotar um número imenso de protocolo.