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5 dicas de Marketing para MEI e Pequenas Empresas

O levantamento do último ano revelou que quase dois terços (61,1%) das empresas garantem ter um site próprio e 20% das vendas é feita online. O caminho da tecnologia que tinha um crescimento um pouco lento, cresceu exponencialmente na pandemia. As pequenas empresas e microempreendedores antenados na era digital sabem da importância de serem vistos online, e sabem como trabalhar com conteúdo, seja para o site, seja para uso nos diversos outros canais como as Mídias Sociais e as ferramentas de e-mail marketing.

Além do tradicional computador (dispositivo universal conector de mídias online), as empresas recentemente tem voltado a atenção para um novo e muito poderoso dispositivo: O smartphone. O motivo é obvio: a quantidade de pessoas que possuem telefones celulares. Dessa vez, de acordo pesquisa da FGVcia, há pelo menos 1 smartphone por habitante em uso no Brasil, somando ao todo, 234 milhões de celulares inteligentes. Estudos feitos pela FGVcia apontam que: “Transformação digital será antecipada e acelerada em 2020: o smartphone domina usos, como bancos e mídias sociais. Uma ruptura já visível na migração para o uso de dispositivos digitais, sendo antecipada pelo isolamento e pandemia, ensino e trabalho a distância vão deixar marcas permanentes.” Diante de números como esses, é impossível que os “marqueteiros de plantão” não estejam pensando em estratégias capazes de alcançar essa grande massa e, para ajuda-los, decidimos preparar esse artigo com 5 dicas de Marketing para MEI e pequenas empresas (se a sua empresa for média ou grande, fique a vontade para usa-las também).
Antes das dicas, gostaríamos de alerta-lo sobre não esquecer de fazer com que o seu site seja, obrigatoriamente, responsivo, ou seja, capaz de ser acessado através de diferentes dispositivos móveis. Essa condição é fundamental para o resultado das estratégias.

1. Crie conteúdo de qualidade

Criar conteúdo de qualidade é praticamente uma lei de marketing para qualquer que seja o canal. Lembre-se… o marketing não diz respeito apenas a tentar vender, diz respeito principalmente a entregar conteúdo de valor ao usuário, fazer com que ele, através desse conteúdo, perceba que a sua empresa realmente conhece sobre o que está falando, passe a confiar nela e opte por ela no momento oportuno em que houver uma ação de “marketing para vender”.

2. Supere as limitações dos dispositivos mobile

A maior limitação dos dispositivos mobile está no tamanho da tela. Ao criar um anúncio (que pode ser exibido em seu próprio website ou em um website de terceiros), cuide para que ele seja compatível com diferentes tamanhos de tela e diferentes resoluções. Essa atenção deve ser redobrada caso você decida usar uma imagem, por causa do cuidado sobre a certeza de que ela fique claramente visível em qualquer que seja o dispositivo. Existem, na internet, ferramentas que você pode usar para testar diferentes tamanhos de telas e resoluções.
Uma ideia interessante é o uso de QR Codes. Na maioria dos dispositivos móveis, é possível a instalação de aplicativos conhecidos como scanner de QR Codes, capazes de, no momento da leitura, permitir ao dono do dispositivo, acessar a URL, compartilhar por e-mail ou, simplesmente, realizar imediatamente uma ligação para o telefone disponível no código. Em resumo… um QR Code pode permitir 3 ações imediatas e diretas.

3. Aproveite “outros” canais

Ficar em casa tem colaborado para o crescimento estrondoso da grande maioria das mídias sociais (Instagram, Facebook, TikTok, etc.). O número de novos usuários semanalmente é absurdo. Com certeza faz muito sentido aproveitar a onda e ficar aonde as pessoas estão. Se você ainda não tem um perfil para o seu negócio, convido a começar imediatamente. Veja algumas ideias: você pode, por exemplo, criar uma página no Facebook, nela exibir seus produtos e pedir aos usuários que opinem sobre eles. A partir das opiniões, interaja com eles como se interagisse respondendo aos comentários em um blog, mostre-os que as opiniões estão sendo usadas na tentativa de melhoria dos produtos, no aprimoramento da qualidade, etc. Essa é, além da entrega de conteúdo de valor, outra forma de ganhar a confiança deles. Interaja e trate os usuários com respeito e, certamente, você sentirá isso se refletindo positivamente para seu negócio.

4. Mantenha-se em contato

No item anterior no qual falamos sobre o uso de outros canais, uma das ações que poderiam ser implementadas através de uma página no Facebook seria a de conseguir o telefone celular dos usuários em troca de alguma informação de valor. Informação de valor é aquela que você sabe que as pessoas interessadas no seu nicho querem muito. Descubra o que pode oferecer e prepare um e-book ou um curso em vídeo, por exemplo, e entregue essa informação em troca do telefone celular delas (essa técnica também pode ser usada para conseguir endereços de e-mail). De posse do celular, informe-os, através do envio de mensagens SMS, constantemente sobre novos conteúdos em seu blog, envie-lhes ofertas especiais, convide-os para ações que estiver desenvolvendo em outros canais, etc. Outra vez, essa interação o manterá sempre na lembrança dos usuários.

5. Recompense clientes regulares

Você sabe quem são seus principais clientes? Hoje está cada vez mais fácil de reunir métricas sobre os consumidores, o que ajuda a conhecer os clientes ‘fieis’ que sempre voltam. Campanhas para os novos clientes são ótimas estratégias, mas não esqueça do consumidor regular. De vez em quando, ofereça-lhes ofertas exclusivas. Considere especiais aqueles curtem a página da empresa, postam em suas redes sociais usando o seu produto, marcam alguém em suas postagens em grupos no Facebook ou no feed do Instagram, etc. Ofereça-lhes ofertas ainda melhores, caso perceba que outras pessoas passaram à condição de clientes regulares a partir de alguma forma de indicação desses primeiros.


Por fim, essas são apenas algumas ideias que acreditamos valer a pena praticar.
 
 
 
 

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